sábado, 7 de abril de 2012

O Evangelho Segundo Judas


O evangelho Segundo Judas é um livro tenebroso.O enredo começa com uma reunião entre Jesus e os discípulos, uma semana antes da Santa Ceia. Enquanto os apóstolos rezam sobre o pão, Jesus ri e conta que eles não constam na geração Santa (aqueles que serão salvos). Logo mais, os discípulos contam uma visão coletiva que tiveram, e Jesus, interpretando-a, lança seu veredicto: seus seguidores comandariam os piores sacrifícios em seu Nome (sacrifícios humanos!), induziriam as pessoas ao erro e se envergonhariam no último dia. Jesus escolhe Judas para uma conversa particular, e diz ser somente ele o escolhido para adentrar à Salvação (geração justa, como ele diz). 

Ele comenta que somente Judas vislumbrará a casa da salvação, mediante muito sofrimento e desprezo dos outros apóstolos, classe da qual seria excluído. A Judas são revelados os segredos do Universo: há um reino infinito, o reino de Deus. Todavia, um ser autogerado, um Anjo sem nome, cria outros anjos para servi-lo, e juntos dividem o governo do mundo, longe do Paraíso; doze anjos governam, inclusive, o mundo inferior (o inferno), dentre eles, Seth, chamado de "Cristo''(!). Um destes anjos, Seklas, cria o homem (Adão) e a mulher (Eva) à sua imagem e semelhança. Todavia, Deus dá um conhecimento a Adão que é inacessível a Seklas e aos anjos (o de ter um espírito), e o homem rebela-se contra os anjos, e algo ocorre (muitas linhas faltam ao texto) e Seklas e Nebros (que muito lembram Lúcifer) são presos em algum lugar; mas Jesus avisa que eles serão libertados para, falsamente, em nome de Deus, praticarem os piores horrores contra a humanidade (numa vingança), ao lado dos apóstolos (!). 

Jesus comenta que o espírito humano pode ser destruído, e serão destruídos os espíritos daqueles que não possuem o conhecimento (que os insere na geração dos justos); o espírito é uma dádiva de Deus à humanidade, um espécie de "empréstimo''. Por fim, o Mestre diz que Seklas, Nebros (que quer dizer "rebelado'') e os outros anjos serão destruídos, juntamente com todo o Mal. Assim, Jesus seleciona Judas para ser salvo e "consertar'' o estrago causado pelos doze apóstolos (que, junto com Seklas, matariam e fornicariam maculando o nome de Deus). 

Jesus escolhe, enfim, Judas como regente da geração santa (os escolhidos de Deus). Judas, revelado isso, trai o mestre para ser tripudiado por todas as gerações seguintes. Todavia, somente pela sua traição Deus destruirá o mal e salvará os justos; Judas sacrifica o homem que reveste Jesus, ou seja, vai libertar o espírito de Jesus e toda a humanidade, no processo. No fim, a humanidade e os anjos bons (incluindo Judas, que se tornará uma estrela, um anjo) viverão eternamente o Reino de Deus. Totalmente diverso dos Evangelhos oficiais, não?

Aqui, a Igreja que erige-se após a ressurreição de Cristo acaba por se perverter e se aliar aos príncipes do mundo e, talvez por influência do Zoroastrismo, Deus não cria a humanidade, mas sim o Mal (os anjos rebeldes). O corpo físico é visto como uma prisão a ser destruída... as semelhanças com os Albigenses, que dominaram hereticamente o sul da França medieval, serão meras coincidências?

Nenhum comentário:

Postar um comentário