quinta-feira, 5 de abril de 2012

"A jornada de mil milhas começa com um único passo...''


E aqui estamos. Depois de um período de gestação, articulações, ideias e controvérsias, chegamos ao fruto primevo da vontade de alguns amigos em construir um espaço de manifestação, discussão e exposição de opiniões livres, sem ameaças de quaisquer sanções, sejam elas de caráter físico ou meramente boicotes, levados a cabo pela grande mídia e por uma juventude cada vez mais distante de valores morais básicos, mergulhada na escuridão de uma era sem referenciais axiológicos, onde a impunidade, a desigualdade e a miséria parecem reinar absolutas.
Sim, na época dos "sem-mente'' e dos "sem-destino'', alguns ousados embarcarão em uma empresa no mínimo tão perigosa quanto a travessia de Cila a Caribdes: iniciar um movimento de quebra das verdades, informações e instituições válidas e impostas por si mesmas, oferecendo uma terceira via de informação aos jovens do século XXI, de todas as idades e formações éticas. Ou seja, desejamos ir além da mídia oficial e da Blogesfera como ela se dá, ensejando na segunda a qualidade, o rigor, e a criticidade presentes na Academia, constituindo reflexões acessíveis a qualquer indivíduo, levando-a a finalmente pensar por si, sem determinações de sua "pauta'' cognitiva por outrem.
Queremos, como Kant, emancipar o indivíduo das amarras de uma nova espécie de dogmatismo consumista, materialista e auto-destrutivo, que tão mal faz a nossa sociedade e a nós mesmos, individualmente considerados; em uma palavra, desejamos possibilitar autonomia volitiva a nossos leitores, em suma, a liberdade para obedecer às próprias escolhas éticas. Com as pedras e a argamassa que vamos oferecer, o leitor deste singelo e humilde Blog pode, ou não, construir seu caminho através desta verdadeira selva de desvairados que buscam devorar uns aos outros, desconsiderando a riqueza alimentícia que há na própria vegetação em redor.
Mesmo portando objetivos tão ousados, sabemos que temos de aceitar ou conviver com aquilo que não podemos mudar. Não podemos destruir o capitalismo, o consumismo, as tiranias políticas em redor do mundo, nem sequer enfrentar o poderio norte-americano, vencer a Opus Dei ou simplesmente evitar que as pessoas bebam Coca-cola. Mas podemos constituir exemplo vivo de nossas ideias, mudando nosso microcosmo social, tornando-o mais justo e equitativo, mais simples e mais amoroso, através do simples valor da amizade que nos une nesta campanha em prol da juventude do terceiro milênio. Se o mundo não mudar, estamos certos de que as situações sociais ao nosso redor o farão, porque aqueles que lerem e acompanharem as postagens deste Blog jamais serão os mesmos. Cabe a você, leitor, como no filme "Matrix'', aceitar a pílula que te fará dormir novamente e sonhar com ilusões amortizantes, ou acordar para a realidade escolhendo a pílula vermelha, sentindo de verdade o mundo tal como ele é. Doerá, seus olhos arderão à vista da luz, mas jamais serás mais livre do que se escolher seguir este caminho.
Não necessariamente oferecemos soluções messiânicas, ou mesmo pretendemos construir uma verdade. Queremos despertar a discussão, dissentir, ou seja, discordar, e contravir, criticar, abrindo o caminho para que cada um construa, individualmente seu próprio caminho ético e profissional. Para isso, temos colaboradores das mais diversas vertentes, religiões, posições políticas...
Contamos com você, o leitor, nesta caminhada conjunta. Vem, vamos embora, porque esperar não é saber.

Cordialmente,
a equipe do Blog Dissentir e Contravir

Nenhum comentário:

Postar um comentário