domingo, 21 de outubro de 2012

Despotismo nada esclarecido em Capoeiras: caótico descaso



A missão deste Blog é exercer um combate sistemático contra a pós-modernidade e seus desvalores. Nessa ampla atribuição, está a reflexão sobre a prática política brasileira, marcada pelo personalismo, clientelismo, patrimonialismo e outras graves epidemias seculares. Nestes tempos de ressaca pós-eleitoral, o brilho ideológico da campanha se devanesce como cortina de fumaça e só restam aos iludidos eleitores continuar suas vidas, que se resumem a trabalhar, arduamente, para sustentar tanto uma elite política corrupta, quanto seus corruptores, grandes empresários, latifundiários e banqueiros.



Recebi informações de um grande amigo, que é  militante nos grupos de esquerda da cidade de Capoeiras, urbe vizinha a Garanhuns, sobre a situação lastimável na qual se encontra o município, após a eleições. A atual administração, derrotada, está promovendo uma espécie de "política de terra arrasada'', cortando, injustificadamente, serviços públicos de primeira ordem, como o transporte de ônibus dos estudantes (para Garanhuns e Arcoverde), fechando postos de saúde e casas de apoio, demitindo médicos, motoristas, liquidando com o CRAES, chegando ao cúmulo de cancelar a viagem dos pacientes com câncer ao Recife. Diante disso, resta inferir algumas premissas: ou as contas públicas da prefeitura estão em péssimo estado (o que justificaria os cortes nos gastos), ou se trata de uma retaliação, da parte do Executivo, contra os servidores públicos e contratados que, supostamente, não apoiaram o atual prefeito em sua empreitada eleitoral em busca da reeleição. Ainda há a possibilidade de que se trate de tudo isso, acrescido de um possível uso indevido dos recursos da prefeitura para viabilizar a candidatura do atual gestor, o que seria o real motivo do desajuste fiscal do município- trata-se de abuso de poder econômico, tese corroborada pelas seguidas denúncias de compra de votos por parte dos correligionários do PR. Há informações de que recursos orçamentários existem, mas, misteriosamente, não estão sendo empregados.

Diante disso, que se registre a curiosa inércia do Ministério Público em defender os interesses públicos positivados na Lei, da qual foi investido como guardião.

Sendo assim, fica o alerta para os habitantes dos municípios do agreste meridional:  a simples derrota ou fim de mandato de um gestor que não irá continuar no cargo não justifica a paralisia dos serviços públicos, impostos ao município pela Constituição da República e pelas respectivas Leis Orgânicas; não são eles generosidades dos prefeitos ou dos políticos em geral, mas deveres impostos. Educação, Saúde e Transporte são direitos do cidadão, e não podem ser deixados ao arbítrio dos sentimentos pessoais de um governante - afinal, muito sangue foi derramado para que o interesse público fosse separado do privado e que não mais os reis, somente o povo, exercesse o governo da Coisa Pública. Essas pequenas práticas políticas como as descritas aqui, neste despretencioso artigo, tem de ser exterminadas com a vacina da cidadania. Somente ela poderá quebrar essas pequenas ilhas de despotismo que ainda insistem em sobreviver no Agreste Meridional. 

Enfim, a atual administração de Capoeiras deve lembrar que sua gestão termina apenas dia 31 de dezembro, ainda devendo exercer mais de dois meses de governança: caberá ao grupo político que está para sair do poder escolher se quer encerrar o mandato do PR de maneira dramática, sendo recordados como o governo do ressentimento, do descaso e do caos dos serviços públicos (estratégia pela qual esperam atrapalhar, ao máximo, o início do próximo governo, criando, desde já, obstáculos tremendos na forma da desestruturação dos serviços públicos, que precisariam ser reorganizados), ou se recuperarão a honra e, serenamente, entregarão a Administração municipal em bom estado aos sucessores.

7 comentários:

  1. contas públicas da prefeitura estão em péssimo estado? como uma pessoa que votou ou vota em ficha suja tem coragem de falar em péssimas contas? A mudança que vocês tanto queria, está apenas começando, pois isso é apenas uma pequena previa do que se vai acontecer nos próximos 4 anos.

    ResponderExcluir
  2. Prezado(a), aqui não está sendo discutido sobre ficha suja. Tenha, no mínimo, argumentos palpáveis, como são os do texto. A candidata eleita, NEIDE REINO, foi julgada pelo TRE-PE e inocentada, ou seja, não é ficha suja. (Claro que o processo ainda encontra-se em tramite, porém será avaliado no TSE do mesmo modo que no TRE-PE). O Atual Prefeito, o DUDU, está tomando uma atitude desesperada e desrespeitosa com a POPULAÇÃO do MEU e, provavelmente, do SEU MUNICÍPIO. AGORA está realmente mostrando a que veio.
    Se você quer ver mudança, só lhe peço uma coisa, AGUARDE! Ela chega dia primeiro de Janeiro de 2013, por que DEUS e o POVO QUER!

    ResponderExcluir
  3. Pobre de quem mora em Capoeiras. Pelo que ouvi dizer, serão dois meses difíceis. Boa sorte pra vocês, espero que o próximo governo não seja tão corrupto quanto o atual.

    ResponderExcluir
  4. PAROU DE MANDAR OS ÔNOBUS PRA GARANHUNS" TEM NADA NAÕ PREFEITINHO, EU PAGO UM CARRO PARA MANDAR MEUS FILHOS" PIOR E OS BABÃO QUE TEM QUE MANDR OS FLHIOS TEM QUE PAGAR" COM SUAS MAMATAS CORTADAS E JANEIRO VEM AI PRA MIM COMEÇAR USALO COM DEUS NA FRENTE E NEIDE REINO PRA GONVERNAR AI VÇS VÃO VER O QUE É UMA FICHA TRABALHAR COM FORÇA E VONTADE" EU JÁ VI GENTE ANALFABETO E BURRO MAIS IGUAL A ESTE PREFEITINHO NUNCA! NAÕ FEZ NADA DURANTE QUATRO ANOS E O QUE JÁ TINHA ELE SAIU DESMANCHANDO TUDO, COM TANTA ARROGANCIA E DINHEIRO E SE DISIA COM O PODER NA MAÕ E PERDER PRA UMA FICHA SUJÁ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK AI SIM E SER RUIM MUTAS VESES.

    ResponderExcluir
  5. Essa gente não quer sair do poder! Por essa razão estão sempre falando em Ficha Limpa. Interessante é que DUDU é tão honesto que desviou os recursos Federais de cinco PSFS, e com isso foram dasativados no Programa e com isso não podemos contratar equipes médicas e de profissionais de saúde, durante um período d eno mínimo 8 a um um ano. Tds os PSFS da zona rural, foram afetados e desativados. Isso é ser Ficha limpa? Faça-me um favor, esse é mais sujo que pau de galinheiro. Outra, cancelou os ônibus dos estudantes, cortou a carne do hospital, não pagou os carros pipas e com isso não estão abastecendo nosso comunidade. Tirou as casas de apoio, demitiu médicos, enfermeiros, dentistas, mandou retirar as bombas da água que abasteçe Maniçoba. Dentre outros absurdos!!
    Isso é ficha limpa?

    NUnca mais esse DUDUZINHO, que tem rima sim,
    será mais nada politicamente em Capoeiras!!!

    ResponderExcluir
  6. Votei em dudu na vez que ele ganhou, mas passei 4 anos arrependida. Foi um atraso.

    ResponderExcluir
  7. Ele agora tá mostrando quem ELE é!
    Esperem só as contas dele serem rejeitadas pela CÂMARA MUNICIPAL que aí vocês vão ver QUEM É o VERDADEIRO FICHA SUJA e o HOMEM HONESTO que ele é!

    Senhor PREFEITO volte daqui a 100 anos pra ver se o SENHOR ganha mais uma!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Dalheeeeeeeeeeeeee 22! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk




    MINHA PREFEITA É NEEEEEEEEEIDE REINOOOOOOOOOO!!!!!!!!

    ResponderExcluir