domingo, 7 de outubro de 2012

As eleições em Garanhuns- o Fim


Estou frustradíssimo com essas eleições. Mais uma vez, o que acabou contando para a definição do resultado foram conchavos políticos que visaram interesses privados (a aliança Antonio João/Izaias/Armando Monteiro), a enorme, absurda, abominável compra de votos (principalmente entre os candidatos a vereador) e a "compra e venda de apoio político'', cuja marca maior foi o declínio de Silvino e seu apoio incondicional a Izaias. 

O povo foi manobrado por um discurso apocalíptico massivamente divulgado pela classe média, que conseguiu induzir até mesmo a população da zona rural a rejeitar Zé da Luz, além de bombardeado pelo poder econômico sem precedentes da coligação régista. Fez-se um pacto social explícito de repúdio às práticas políticas demagógicas e assistencialistas do Zé, e, também, contra seus eleitores: pessoas da periferia, acusadas de alcoolatras, ignorantes e, em muitos casos, associadas ao anarquismo social e bandidagem. Zé realmente seria a pior opção de Garanhuns, mas a eleição deixou de ser um pleito e se tornou quase uma luta de classes. No fim, Zé manteve o eleitorado de costume(um curral?), que conquistou desde 2008, o que o capacita para a candidatura a deputado estadual. Não será absurdo imaginar que Izaias possa apoiar Zé nesse intento.

A composição da câmara de vereadores não é, agora, tão ruim. Dos quatro atuais vereadores que se reelegeram, apenas dois (Sivaldo e Gersinho), o mereceram de fato. Doeu ver que parentes de políticos impedidos de se candidatar pela ficha-limpa conseguiram uma vaga. Mas algumas lideranças populares garantiram espaço na Casa, e Izaias conseguiu eleger dez vereadores das suas coalizões apoiantes. Vai ter maioria folgada na câmara para fazer- ou não- tudo o que prometeu. A maior expectativa, porém, é se a Câmara vai retomar um papel ativo em Garanhuns, superando sua atual posição de curral do Executivo, e abandonar suas práticas assistencialistas para exercer suas reais competências- legislar, fiscalizar o executivo, "ver as dores'' do povo.

Quanto a meu candidato, Paulo Camelo, fico feliz pela sua votação histórica. Infelizmente, a população de Garanhuns não está madura o suficiente para apostar em um homem tão visionário, inteligente, capaz, corajoso, e caiu no canto da sereia do poder econômico e da propaganda maciça do candidato do PTB. Mas Paulo vai continuar atuando no cenário político e elevando a qualidade do debate sobre os interesses públicos.

No fim, o governo que se iniciará em 2014 será o terceiro ao qual farei oposição. Os desafios de Izaias já começaram, já que existem 10 vereadores a satisfazer, inúmeros cabos eleitorais sedentos de recompensas, e vários aliados que desejam, humildemente, algumas secretarias da cidade. O problema é que eles são muitos, e manter essa enorme gama de coalizões unidas - o pessoal do prefeito Luiz Carlos, Silvino, petistas, Antonio João e muitos outros- será uma missão quase impossível para Izaias. Por outro lado, a cidade precisa de um ajuste fiscal, urgentes reformas institucionais, uma política econômica desenvolvimentista que gere empregos e renda, revitalizações de praças e pontos turísticos, além de articular apoios a nível estadual e nacional, para atrair recursos para a cidade. 


Só tenho a desejar ao prefeito eleito que ele consiga superar estes desafios, unir a cidade em torno de um projeto de longo prazo e transformar Garanhuns na potência econômica que já foi no passado. Mas as expectativas são negativas. Acima, a música Como nossos pais, de Belchior, expressa, perfeitamente, o que realmente ocorreu nessas eleições... "meu bem, há perigo na esquina... eles venceram e o sinal está fechado pra nós, que somos jovens! (...) minha dor é perceber que, apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais... nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não me enganam... vocês dizem que depois deles não apareceu mais ninguém... você pode dizer que eu tô por fora ou inventando, mas é você que não vê que o novo sempre vem! Hoje eu sei que quem me deu uma nova ideia de consciência e juventude está em casa, contando o vil metal!''

Nenhum comentário:

Postar um comentário